Você escova seus dentes corretamente?

Sim, claro, a maioria vai responder que sim. Mas escovação dental é muito mais complexa do que se imagina. Estamos recebemos cada vez mais pacientes com sensibilidade, com desgastes nos dentes, com gengivas inflamadas, e até perda óssea por não escovarem os dentes corretamente. Mas como saber se eu escovo da forma ideal?
Bem, inicialmente é importante dizer que uma boa escovação começa com uma boa escova de dentes. Cerdas macias e uma cabeça pequena são imprescindíveis para o sucesso da sua higiene oral. Se quiser saber mais, veja o artigo sobre escovas de dentes CLICANDO AQUI.
Com a escova selecionada, vamos aos movimentos. A arcada dentária adulta é composta de 32 dentes e a infantil de 20. Cada dente tem um formato, tamanho e características únicas, por isso, cada região deve ser escovada de uma maneira diferente para que possamos atingir todas as áreas.
1) COMO ESCOVAR?
1) COMO ESCOVAR?
REGIÃO EXTERNA - A região externa dos dentes, que é visível, geralmente é a que damos maior atenção. É a região que tem o menor índice de cárie, pois como é visível, as pessoas tem um cuidado maior, a sujeira fica à mostra. O problema dessa região é: MOVIMENTO. Jamais se deve fazer movimento de VAI-E-VEM ou como dizemos às crianças, movimento de TRENZINHO, pois quando fazemos esse movimento, agredimos a gengiva, desgastamos o esmalte que protege os dentes e a escovação fica prejudicada. Portanto, o movimento correto para essa região é CIRCULAR, ou seja, voltinhas, bolinhas, pois assim a escova entra dentro da gengiva, retira o alimento e o lança para fora. Esse movimento não agride o esmalte nem a gengiva e é eficaz na remoção dos detritos alimentares.
REGIÃO INTERNA - A região próxima do céu da boca ou da língua deve ser feita com movimentos de VASSOURINHA, ou seja, também não devemos fazer um VAI-E-VEM. Se conseguir, faça círculos também e assim remova toda a placa bacteriana dessa região. Não se esqueça principalmente atrás dos dentes da frente, tanto superiores como inferiores, pois costumam acumular grande parte de placa e causam tártaro (cálculo dental).
REGIÃO DE MASTIGAÇÃO - A parte dos dentes onde a comida se tritura é onde geralmente ocorre o maior acúmulo de placa bacteriana e também surgem as lesões de cárie. Como o dente não é liso nessa região, é bastante comum o acúmulo de sujeira e fica difícil a limpeza. Por isso, capriche nessa parte, faça movimentos circulares e também de VAI-E-VEM (aqui é permitido).
2) QUANDO ESCOVAR?
Essa pergunta pode gerar alguma contradição entre os profissionais da área odontológica. Mas vamos aos dados que foram comprovados em estudos.
Primeiro dado importante: Não é a quantidade, mas sim a qualidade. Há muitos brasileiros que mal terminam de comer e correm para escovar os dentes. Sinto informar mas isso é ERRRADO. Ao terminar de comer, o ambiente bucal fica ácido, pois a saliva precisa começar o processo de digestão já na boca. Se você acaba de comer e imediatamente vai escovar os dentes, você está esfregando esse ácido nos seus dentes. Pode até estar limpando, mas estará também degradando a superfície do esmalte que protege o dente. Isso trará problemas futuros.
Portanto, você até pode escovar após as refeições, mas aguarde pelo menos 20 minutos, principalmente se você costuma ingerir bebidas e alimentos ácidos como refrigerantes, frutas cítricas, etc...
A respeito de quantas vezes escovar, mais uma polêmica, mas vamos ao que já foi comprovado. UMA escovação de qualidade por dia é suficiente para manter a boa saúde oral. Mas precisa ser BEM FEITO. As bactérias que causam as doenças na boca levam mais de 20 horas para começar a causar danos. Ou seja, se você escovar seus dentes de forma EFICAZ uma vez ao dia pelo menos, você está protegido. Agora, se sua escovação é ineficaz, não adianta escovar 10x pois continuará com problemas.
Aqui vai uma curiosidade: A média de quantidade de escovação por dia do brasileiro é de 3,5x ao dia, ou seja, a maioria dos brasileiros escova bastante os dentes. Já na Suécia, a média é de 1,2x ao dia. Pouco? Talvez. Mas saiba que lá, a taxa de pessoas com perdas dentárias é de 2%, já aqui no Brasil, supera os 55%. Qual o problema então? SABER ESCOVAR.
Se você escovar uma vez ao dia, bem caprichado, você pode fazer outras escovações mais rápidas, somente para remover os restos dos detritos alimentares que podem ficar após as refeições. O que evita a cárie é quando DESORGANIZAMOS a placa de bactérias que se forma nos dentes. Essa placa só é desorganizada quando escovamos bem escovado.

Ahh... Essa higiene eficaz passa diretamente pelo uso do FIO DENTAL. A escova não alcança algumas áreas entre os dentes, portanto, não deixe de usar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia.
Não se esqueça também de escova a LÍNGUA. Ela acumula alimento, acumula bactérias, que além de causarem doenças, dão um mau hálito terrível.

Creme dental? É legal. Mas não é ele que limpa seus dentes. É a escova. Use pouco creme dental. Quantidade do tamanho de uma ervilha no máximo.
E aqui uma última informação importante: NUNCA DURMA SEM ESCOVAR OS DENTES. É a noite que nossa boca está mais vulnerável às bactérias. Capriche, não durma sem escovar os dentes.
E aqui uma última informação importante: NUNCA DURMA SEM ESCOVAR OS DENTES. É a noite que nossa boca está mais vulnerável às bactérias. Capriche, não durma sem escovar os dentes.
Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de ainda mais informações úteis para sua saúde oral.
Ligue agora e agente uma avaliação.
Dra. Thalita Serion
(43) 99652-2611 - (43) 99955-1078
Av. Jamil Scaff, 1220 - Sobreloja - Londrina-PR



Comentários
Postar um comentário