DENTES DO SISO. NÃO ESPERE MAIS PRA RETIRAR!
Você sabia que a demora para fazer a extração dos terceiros molares, conhecidos como dentes do siso, podem gerar problemas bucais e também na saúde geral como doenças do coração e AVC?
Grande parte das pessoas tem dúvidas se precisam ou não retirar seus sisos. Pois saiba que a grande maioria precisa sim. E vamos explicar o porquê.
Com a evolução do ser humano, nossas arcadas dentárias diminuíram de tamanho e com isso, o espaço para tantos dentes ficou escasso. Ainda em algumas pessoas, há espaço para o nascimento dos sisos sem problemas, mas isso se tornou uma raridade, ainda mais no nosso país onde temos uma ampla mistura de povos e raças que culminou em arcadas e dentes de tamanhos diferentes se misturando em um indivíduo.
Quando o siso não nasce, pode haver duas possibilidades:
- Não há espaço na arcada e o dente ficou dentro do osso: Nesses casos, se o dente está completamente dentro do osso e não está causando nenhum problema às estruturas internas, podemos deixar como está. Porém, é muito comum o dente incluso tocar as raízes dos dentes vizinhos e causar danos, além de que com o passar dos anos e das perdas dentárias, o osso que o recobre tende a desaparecer e o dente acaba ficando exposto e trazendo muitos problemas. Ou seja, em 90% dos casos dos dentes inclusos, eles precisam ser retirados.
- Seu corpo não "produziu" esse dente: Já é comum haver agenesia de terceiros molares. Quando nosso corpo vê que não há espaço, o dente não é produzido pelo corpo e assim, livra o indivíduo desse problema. Se esse for seu caso, agradeça.
Quando o siso nasce em parte é porque não há espaço na arcada ou ele estava em posição incorreta dentro do osso e não conseguiu sair. Independente da causa, esse dente obrigatoriamente precisa ser removido, pois como está meio a meio, acaba sendo uma porta de entrada para bactérias no osso. Além de que, a gengiva que recobre a parte do dente oculta, é alvo de insistentes inflamações, causando dor e podendo levar a infecções e até cistos e tumores.
Se ainda assim, seu siso nasceu todo, lindo, maravilhoso, não significa que ele não precise ser extraído. Isso porque como se trata de um elemento de difícil higienização, é comum ter problemas associados à cárie e doenças da gengiva nessa região. Ou seja, a não ser que o o indivíduo seja muito zeloso, a melhor opção é a extração.
Além do que, como dissemos, a remoção na idade adulta pode ter implicações na saúde geral, afetando a estrutura
Normalmente, os problemas bucais são constatados nos dentes do siso inflamados ou com comprometimento pelo acúmulo de placa bacteriana, o que pode acarretar uma infecção generalizada ou implicações maiores relacionadas às doenças do coração ou derrames.
Dra. Thalita Serion
(43) 4141-9456 - WhatsApp: (43) 99955-1078
Av. Jamil Scaff, 1220 - Sobreloja - Londrina-PR

Comentários
Postar um comentário