DENTES DO SISO. NÃO ESPERE MAIS PRA RETIRAR!



Você sabia que a demora para fazer a extração dos terceiros molares, conhecidos como dentes do siso, podem gerar problemas bucais e também na saúde geral como doenças do coração e AVC?

Grande parte das pessoas tem dúvidas se precisam ou não retirar seus sisos. Pois saiba que a grande maioria precisa sim. E vamos explicar o porquê.

Com a evolução do ser humano, nossas arcadas dentárias diminuíram de tamanho e com isso, o espaço para tantos dentes ficou escasso. Ainda em algumas pessoas, há espaço para o nascimento dos sisos sem problemas, mas isso se tornou uma raridade, ainda mais no nosso país onde temos uma ampla mistura de povos e raças que culminou em arcadas e dentes de tamanhos diferentes se misturando em um indivíduo.

Quando o siso não nasce, pode haver duas possibilidades:
- Não há espaço na arcada e o dente ficou dentro do osso: Nesses casos, se o dente está completamente dentro do osso e não está causando nenhum problema às estruturas internas, podemos deixar como está. Porém, é muito comum o dente incluso tocar as raízes dos dentes vizinhos e causar danos, além de que com o passar dos anos e das perdas dentárias, o osso que o recobre tende a desaparecer e o dente acaba ficando exposto e trazendo muitos problemas. Ou seja, em 90% dos casos dos dentes inclusos, eles precisam ser retirados.
- Seu corpo não "produziu" esse dente: Já é comum haver agenesia de terceiros molares. Quando nosso corpo vê que não há espaço, o dente não é produzido pelo corpo e assim, livra o indivíduo desse problema. Se esse for seu caso, agradeça.

Quando o siso nasce em parte é porque não há espaço na arcada ou ele estava em posição incorreta dentro do osso e não conseguiu sair. Independente da causa, esse dente obrigatoriamente precisa ser removido, pois como está meio a meio, acaba sendo uma porta de entrada para bactérias no osso. Além de que, a gengiva que recobre a parte do dente oculta, é alvo de insistentes inflamações, causando dor e podendo levar a infecções e até cistos e tumores.

Se ainda assim, seu siso nasceu todo, lindo, maravilhoso, não significa que ele não precise ser extraído. Isso porque como se trata de um elemento de difícil higienização, é comum ter problemas associados à cárie e doenças da gengiva nessa região. Ou seja, a não ser que o o indivíduo seja muito zeloso, a melhor opção é a extração.

Além do que, como dissemos, a remoção na idade adulta pode ter implicações na saúde geral, afetando a estrutura bucal e o organismo devido ao possível fato do dente estar comprometido com cárie ou doença gengival, fazendo com que a ferida cirúrgica se torne suscetível a várias infecções pós-operatórias tardias. 

Grande parte dos pacientes acima de 60 ou 70 anos chegam ao consultório sem saber que possuem os terceiros molares e, por isso, é bastante comum ocorrer degeneração intraóssea e formação de pequenos focos de infecção, que podem comprometer a saúde de forma grave.


Um estudo desenvolvido em 2005 nos Estados Unidos e na Inglaterra mostrou que a presença de focos infecciosos na boca e ossos maxilares estava diretamente relacionada ao aumento da incidência de infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). 


Desta maneira, tornou-se comum por parte dos cardiologistas indicarem para seus pacientes a ida com maior frequência a consultórios de cirurgiões dentistas para que excluíssem pequenos focos inflamatórios ou infecciosos.

Normalmente, os problemas bucais são constatados nos dentes do siso inflamados ou com comprometimento pelo acúmulo de placa bacteriana, o que pode acarretar uma infecção generalizada ou implicações maiores relacionadas às doenças do coração ou derrames. 


Assim, os cirurgiões dentistas indicam a extração dos terceiros molares, quando comprovada a necessidade do procedimento. "Esses dentes devem permanecer na boca apenas quando o paciente tiver espaço nas arcadas maxilares e boa higienização. Caso contrário, haverá acúmulo de bactérias que poderá levar à perda inclusive de outros dentes ao lado dos sisos, comprometendo a mordida do paciente e até a estética facial.



Portanto, quanto antes, melhor! Procure-nos hoje mesmo para uma avaliação.

Dra. Thalita Serion
(43) 4141-9456  -  WhatsApp: (43) 99955-1078
Av. Jamil Scaff, 1220 - Sobreloja - Londrina-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como escolher a escova de dentes?

Dor de dente?